4° Congresso Nacional da CTB

 

O presidente do Sindicato, Alex Durães Barbosa, que é membro da diretoria da CTB do RS, esteve entre os dias 24 e 27 de agosto em Salvador, Bahia participando como delegado do 4° Congresso Nacional da CTB.

 

 

Temas bem relevantes foram discutidos, entre os assuntos em destaque estão os impactos negativos das Reformas Trabalhista e da Previdência, além da votação que elegeu a nova diretoria Nacional da CTB.

O primeiro palestrante, o assessor jurídico da CTB nacional, Magnus Farkatt, apresentou as principais alterações provocadas pela Reforma Trabalhista e os prejuízos aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, bem como os impactos sobre o movimento sindical.

Ele afirmou que foram alterados 117 artigos da CLT e todas as alterações prejudicam os trabalhadores. Entre os principais itens destacados por ele, estão a substituição do legislado pelo negociado, cujo objetivo é substituir a lei pelas convenções trabalhistas, facilitando a flexibilização de direitos.

Farkatt lembrou ainda que a aprovação da terceirização nas atividades fins junto com a criação de novas modalidades de contratos de trabalho são outras perversidades trazidas pela reforma, cujo impacto no movimento sindical é imenso e direto.

O segundo palestrante, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, falou sobre a reforma da Previdência. Ele explicou que o principal argumento do governo Temer para justificar a reforma é o déficit, porém rebateu afirmando que o governo faz maquiagem contábil para esconder seu verdadeiro objetivo, que é político, de favorecer o grande capital, que quer lucrar com a previdência privada.

“Essa reforma prejudica os mais pobres, que terão de trabalhar mais. Penaliza as mulheres, porque não considera as diferenças existentes no mercado de trabalho. A proposta de Temer levará a uma legião de gente sem se aposentar. Apenas 12% das mulheres conseguiriam se aposentar. A verdade é que nossa geração está sendo chamada para defender o Brasil”, conclui Augusto Vasconcelos.

 

Eleita a nova Direção Nacional da CTB

Após dois dias de reuniões, palestras e debates, os 1,2 mil delegados e delegadas reunidos no Hotel Stella Maris, em Salvador, elegeram a nova direção nacional da CTB neste sábado (26).

A chapa continua sendo presidida pelo atual presidente nacional Adilson Araújo, que inicia sua segunda gestão à frente da entidade. Após a eleição e ratificação da nova chapa, Adilson fez o discurso de encerramento do congresso.

Agradeceu aos parceiros na jornada de construção da CTB e à equipe que ajudou na realização deste congresso, e depois fez uma análise da conjuntura do país e dos planos da central.

"O povo precisa ser conscientizado. Não podemos transformar nossos sindicatos em escritórios. É muito gratificante pra mim dar condução a esse projeto, vamos ter de fortalecer mais e mais o nosso elo. E nossa unidade e laços de solidariedade. Compor a direção supõe fortalecer cada vez mais a nossa intervenção na sociedade", concluiu o presidente.