NOVA FASE DO FRIGORÍFICO COTRIJUÍ ANIMA TRABALHADORES
Começou um novo capítulo da história do Frigorífico Tchê em São Luiz Gonzaga, com o arrendamento da unidade para a rede Estrela, de São Paulo. De acordo com o vice-presidente do Sindicato da Alimentação, Flávio Severo, trabalhadores estão animados com a nova fase.
Para ele, se trata de um novo momento, onde a prioridade é pensar no futuro e bem estar dos trabalhadores. A expectativa é quando a unidade voltar a funcionar, tenha um quadro ainda maior de funcionários. Várias pessoas da região buscam o frigorífico em busca de uma oportunidade de trabalho. O local passa por reformas para voltar a funcionar em breve. Ainda não há uma data definida para que isso aconteça.
Na semana passada começou o processo de demissões dos funcionários, que serão recontratados posteriormente. Segundo Flávio, a divisão foi em duas etapas. A primeira, demitida na sexta (15), teve acesso segunda (18) ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As demitidas ontem (17) poderão sacar o benefício hoje (18).
O sindicato acompanha de perto a situação, uma vez que por 16 meses o frigorífico deixou de depositar o benefício aos trabalhadores. Flávio explicou que a entidade entrou em contato com a administração da unidade, para saber sobre quando o valor será pago aos funcionários. O vice-presidente teve a informação que a Cotrijuí trabalha para agilizar o processo.
Em relação ao pagamento das rescisões trabalhistas, Severo disse que ainda não está definido como será. A única informação que ele possui sobre o assunto é que será feito de forma parcelada, ema te 12 vezes. Ainda não está claro se haverá uma tabela de pagamentos.
O sindicato promoveu ontem, às 15h, no Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado, uma reunião para esclarecer os trabalhadores sobre a situação. O encontro teve a presença do assessor jurídico Paulo Leal.
Fonte: www.radiomissioneira.com