O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Santo Ângelo e Região, SINTRIASA, esteve presente na última semana em Porto Alegre-RS, em evento organizado pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA/RS).

 

Como publicado no site da FTIA/RS: Na quarta e quinta-feira ocorreu o Seminário de Negociação Coletiva e na sexta a reunião dos Delegados Representantes. Nos dois primeiros dias, o foco foi a discussão sobre a Campanha Salarial Unificada 2019 dos Trabalhadores da Alimentação da FTIA/RS e sindicatos filiados. O presidente Paulo Madeira coordenou a atividade, que contou com a presença do deputado estadual do PT, Pepe Vargas, palestrando sobre a política econômica atual. 

Participaram ainda os contadores Mirna Muraro e Rotinei Vieira, que falaram sobre a prestação de contas no processo de transparência e governança dos sindicatos, e a gerente de recursos humanos Ana Isabel Mazuim, que comentou sobre o E-social - parte sindical. No evento, foram definidas as artes da campanha e os 12 eixos da pauta de reivindicações a ser levada para negociação com a patronal:


* Reajuste acima da inflação
* Piso de R$ 1.500,00
* Combate à Reforma Trabalhista
* Remuneração corresponde a 5 dias por ano em função dos meses com 31 dias
* Redução da jornada de trabalho para 40h semanais sem redução de salário
* Auxílio escolar de um piso da categoria
* Abono salarial de um piso 
* Transporte gratuito aos trabalhadores
* Licença-maternidade de 150 dias
* Garantia do exercício da atividade sindical
* Atestado 
* Conquistas só para sócios e contribuintes


Na sexta-feira, houve a reunião entre os representantes dos sindicatos filiados para tratar da sustentação financeira da Federação. A secretária de Administração e Finanças da CUT-RS, Vitalina Gonçalves, conversou com os presentes sobre sustentabilidade financeira das entidades sindicais. Após, ocorreu a votação da proposta de resolução de sustentação financeira da FTIA/RS, aprovada por maioria absoluta. 

O presidente da entidade comentou da importância da decisão: "A Federação passará a trabalhar com números, no intuito de aumentar a receita e garantir seu funcionamento. Os dirigentes dos sindicatos entenderam a relevância da FTIA/RS para a luta da categoria e, assim, foram favoráveis à proposta apresentada", declarou Madeira.

Além do SINTRIASA, com matriz em Santo Ângelo-RS e sub sede em São Luiz Gonzaga, compareceram também às atividades representantes dos sindicatos do ramo de Cachoeira do Sul, Carazinho/Sarandi, Caxias do Sul, Encantado, Erechim, Itaqui, Lajeado, Miraguaí, Montenegro, Porto Alegre, Rio Grande, Roca Sales, Rosário do Sul, Sananduva, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Sebastião do Caí, Serafina Corrêa, Tapejara, Trindade do Sul e Vacaria.

-

Clique aqui para ler a matéria completa no site da FTIA-RS.