Nos dias 20,21 de novembro de 2019, nas pessoa do Presidente, Alex Durães Barbosa, Rejane Cardoso de Freitas e Renilda Ribeiro, o Sintriasa participou da Reunião ampliada da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS (FTIA-RS) com dirigentes de Sindicatos filiados e com a participação do Deputado Estadual, Pepe Vargas (PT/RS), com o ex-governador e Ministro da Justiça do Governo Lula, Tarso, no qual, fizeram uma analise de conjuntura, ressaltando a dificuldade de uma analise precisa, pois atualmente a realidade brasileira muda a cada instante, mas, deixou claro que hoje a tarefa é unir os movimentos e as organizações sociais de esquerda, respeitando a individualidade de cada um.

Em discurso Tarso afirma que “precisamos nos unir com todos e todas que querem uma cidade mais limpa, acolhedora... enfim unir todos que querem uma vida melhor com respeito político”. Segundo ele a “fragmentação só favorece a grupos fascistas e de direita”.

No dia 21 teve-se a presença do Presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo que falou sobre o projeto da Reforma Sindical e os desafios e riscos iminentes a aprovação desta nova reforma sindical para classe trabalhadora. Contou-se também com a presença do Presidente da Federação dos Sapateiros RS João Batista da Silva que contribuiu significativamente no debate da importância da unicidade sindical e das lutas que se apresenta pela frente.

O Presidente do SINTRIASA também ressaltou a importância de mantermos unidos nesse momento de fragmentação, do qual, pediu apoio e se colocou a disposição da federação nesse momento de extrema fragilidade.

 Na abertura o Presidente da FTIA/RS, Paulo Madeira agradeceu a presença de todos e todas e falou da importância do encontro para as próximas ações de luta da Federação.