UM HERÓI A PONTA DE FACA.

 

Refletindo acerca da importância e do trabalho realizado pelos trabalhadores da categoria da Alimentação nesse momento conturbado de pandemia, a imagem que me vem em mente é de “um herói a ponta de faca”. Simbolicamente a faca é o instrumento de trabalho que melhor identifica as pessoas que trabalham na área da Alimentação, poderia ser acrescentado outros símbolos, mas faço uso deste para o momento atual em que vivemos.

São esses heróis que homenageamos nesse dia. São vocês que diante dos medos e inseguranças causados pela pandemia se dedicam a produzir alimentos para a sociedade. Compartilho com todos o sentimento de preocupação de deixarmos nossos filhos em casa e irmos trabalhar.

Saibam que, apesar de passarmos despercebidos aos olhos da sociedade, somos tão importantes quanto os demais profissionais; como os da saúde que se arriscam para nos salvar, os produtores que nos fornecem a matéria prima, os caminhoneiros que se arriscam para transportar alimentos e mercadorias para a sociedade.

 Apesar das indústrias frigoríficas estarem sendo, em algumas cidades do Estado do RS, o foco de contaminação do vírus covid 19 são os trabalhadores da alimentação que se arriscam ao sair de casa para produzir alimentos para a sociedade, a fio de serem contaminados e contaminarem seus entes queridos. Estamos diariamente à ponta de faca.

 O nosso jeito de sermos Heróis é diferente de muitos. Talvez não nos enquadramos em gibis, nem mesmo nas telas de cinemas, mas escrevemos nossa história diariamente ao acordamos cedo todas as manhãs vestindo nossos uniformes e capacetes munidos com nossos instrumentos de trabalho.  Lutamos diariamente contra todo o mal que nos assola.

Estamos constantemente à ponta de faca. Perdemos nesses últimos anos muitas conquistas e direitos. Não desanimamos. Estamos firmes na luta. Não precisamos e nem buscamos aplausos. Buscamos condições dignas, seguras e protegidas de trabalho e higiene para que possamos continuar a levar alimentos durante a pandemia. Para continuarmos salvando vidas. Quem salva vida merece todo apoio. São nossas tomadas de decisões que nos fazem heróis.

Os alimentos de qualidade que produzimos mostram o quão somos importantes e o quanto o mundo precisa de nosso trabalho. Produzimos dignamente nosso “pão de cada dia”, e, proporcionamos alimentos de qualidade na mesa de muitos.  

Neste dia, em que se comemora o dia Internacional do Trabalhador, recordando todas as lutas e batalhas enfrentadas, Homenageamos a todos os trabalhadores da Alimentação. Estendo esta homenagem aos demais trabalhadores que passam despercebidos aos olhos da sociedade. Nós somos importantes.

Alex Durães Barbosa- presidente do Sintriasa