Com previsão de entrada em vigor na segunda-feira, 11, o governador do RS Eduardo Leite apresentou hoje, 9, detalhes do novo modelo de combate ao coronavírus no Estado. Um dos principais pontos do novo modelo social controlado são as bandeiras, que indicam o nível em que a região está e quão restritivas devem ser as medidas adotadas naquele local. De acordo com o Monitoramento do Governo do Estado, a região R11, da qual os 26 municípios das Missões fazem parte, foi categoriza com a bandeira laranja.
Bandeira a qual representa risco médio, ainda o governo classifica a região como: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus. A bandeira amarela significa risco médio/baixo; a bandeira vermelha significa risco alto; a bandeira preta como risco altíssimo.
Para saber os critérios de ocupação e protocolos de prevenção para cada setor da sociedade, acesse: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/
De acordo com o governador Eduardo Leite, as bandeiras devem ser observadas também como alertas para a população e para o Poder Público. "É uma forma da população observar, verificar e reiterar seu compromisso com as medidas de segurança. Se estamos em uma bandeira amarela e passamos para a laranja, é preciso intensificar as medidas e respeitar", explicou.
Os níveis das bandeiras são calculados com base em 11 indicadores, que se dividem em dois grupos, a propagação e a capacidade de atendimento de cada local. Ambos possuem a mesma relevância na hora de determinar o risco de cada região. Quanto mais elevado o risco, maior o número de restrições.
Redação Grupo Sepé com informações do Governo do Estado