O Sintriasa, representado por seus dirigentes, está nesse momento participando da Plenária Estadual de Negociações Coletivas do ramo da alimentação. O evento acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro, na cidade de Encantado-RS, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Encantado-RS.
A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS (FTIA-RS) realizou nesta quarta-feira (10), em Encantado, a assembleia de prestação de contas e previsão orçamentária e o Seminário Estadual de Negociação Coletiva 2021/2022. O encontro, que continua nesta quinta (11), reúne dirigentes dos sindicatos filiados à Federação.
O presidente da FTIA-RS, Paulo Madeira, fez a abertura do evento, explicando que pela primeira vez o Seminário de Negociação Coletiva está sendo realizado fora da sede da entidade. “Estamos vivendo momentos difíceis e enfrentamos uma pandemia que matou mais de 230 mil pessoas e para garantir a participação de todos e todas com segurança, este ano, cumprindo os protocolos de saúde, o evento está sendo realizado em Encantado”, explicou.
O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, fez análise de conjuntura, frisando a importância da unidade para enfrentar essa política de desmonte do governo Bolsonaro. Em seguida, o deputado estadual Pepe Vargas (PT) falou sobre o fechamento das empresas em todo o Estado e o índice elevado de desemprego, fruto da política de desmonte de Bolsonaro.
Aprovação de contas e previsão orçamentária
O secretário de finanças da FTIA-RS, Silvio Ambrozio, juntamente com a equipe de contabilidade da Federação, apresentou a prestação de contas de 2019 e 2020, e a previsão orçamentária para 2021, ambas aprovadas por unanimidade.
No período da tarde, a assessoria jurídica falou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados de Pessoas Física e Jurídica e Lay-Off nos acordos coletivos.
A Federação disponibilizou o link para participação on-line aos companheiros sindicalistas de regiões que não participaram presencialmente. Ao final, foram apresentadas as artes da Campanha Salarial 2021.
Nesta quinta, o presidente da FTIA-RS fará a abertura das atividades e, na sequência, o secretário-geral da CNM-CUT, Loricardo de Oliveira, vai falar sobre a NR-36. A análise da conjuntura econômica será feita pelo supervisor técnico do DIEESE, Ricardo Franzoi, que vai apresentar as expectativas para 2021 diante de um cenário de baixa inflação.
Fonte: FTIA-RS
Confira mais fotos clicando aqui.