Na última quarta-feira, o presidente do Sindicato da Alimentação sr. Alex Durães e diretores, reuniram-se com o prefeito Jaques Barbosa para tratar sobre a situação da creche que iria atender as crianças e bebês dos trabalhadores da Categoria da Alimentação e tratar diretamente sobre a precariedade do estacionamento do frigorífico Alibem em Santo Ângelo. A reunião aconteceu por solicitação do presidente do Sintriasa através de um ofício ao prefeito que prontamente o atendeu.

 

Segundo o prefeito Jaques Barbosa a creche que estava em andamento, no qual, iria beneficiar diretamente os trabalhadores em frigorífico, foi paralisada porque a construtora que estava responsável da construção, veio a falência, o que não deu continuidade na finalização da obra. Diante da situação emblemática, foi proposto várias opções para que a prefeitura atendesse a demanda da categoria dos trabalhadores da Alimentação e comunidade local, entre elas está a permuta do colégio Unirio Carrera Machado, bem como uma readequação do colégio Gildo Castelarim, como também a possibilidade de uma nova construção em espaço menor de uma creche/berçário.

 

A possibilidade da permuta do colégio Unirio Carrera Machado (Ciep) tem grande chance de ser a mais eficaz, uma vez que Santo Ângelo está contemplado no Projeto do Governo que propõe a escola de tempo integral. Ficou sobre o compromisso de ambas as partes fazerem um levantamento das demandas das famílias da categoria da alimentação, quantas necessitariam desse atendimento e quantas seriam beneficiadas.

 

Quanto ao estacionamento, alegou o prefeito, que por lei ele poderia ajudar em 40% (quarenta por cento) do valor da obra, mas a princípio a empresa Alibem está querendo que a prefeitura assuma todo o valor. O presidente do Sintriasa falou do descontentamento e das dificuldades que os trabalhadores estão tendo diariamente no estacionamento. O próprio presidente presenciou um trabalhador cair de moto por causa do barro oriundo do estacionamento e no qual o trabalhador teve que retornar a sua casa para trocar de roupa.

 

Após reunião o presidente, entrou novamente em contato com a empresa Alibem, para suprir urgentemente essa demanda, no qual, alegaram que essa semana irão avançar na terraplanagem e na colocação de cascalho. O presidente Alex Durães acredita que somente essa ação de terraplanagem e cascalho, não responderá as demandas dos trabalhadores. É preciso também fazer marcações e sinalizações para que o trânsito possa fluir. Além de tudo é preciso investir na segurança do estacionamento, pois há vários casos de furtos no local. O mesmo acredita na possiblidade de que uma boa construção do estacionamento desafogaria o trânsito na Avenida Tiradentes no trajeto do colégio Unirio Carrera Machado até as proximidades da rotatória com a Avenida Venâncio Aires.

 

O presidente ressalta que o pedido de reforma do estacionamento é uma solicitação gritante dos trabalhadores que por meio de abaixo assinado procurou a entidade sindical para ajudá-los nessa conquista. O Sintriasa reforça seu comprometimento com os trabalhadores da categoria da alimentação e de seus familiares, sempre trabalhando na defesa e no bem estar em prol do trabalhador da alimentação.