Na manhã da última sexta-feira, 1, foi realizada no auditório do Colégio Missões, audiência pública sobre a perspectiva de implantação de um Curso de Medicina Pública nas Missões. A audiência foi comandada pelo vereador Gilberto Corazza e vereadora Simone Lunkes, e faz parte dos encontros regulares realizados pela Comissão Especial e Comitê Técnico, que reúnem informações e indicadores de saúde, estruturas e serviços da cidade e região, fazendo imersão nos cursos de medicina de Passo Fundo e Chapecó, com objetivo de conhecer propostas, o perfil e características do curso.
Na oportunidade, a vereadora Simone Lunkes realizou a leitura de uma carta aberta em defesa do curso de medicina pública nas missões, vinculado à UFFS, que será encaminhada ao Presidente da República, ao Ministro da Educação e ao Reitor da UFFS. A carta retrata o desejo da comunidade missioneira, através de seus representantes eleitos, organizações da sociedade civil e movimentos da sociedade, em retomar o debate pelo curso de medicina pública, que tenha como critério principal de acesso o ENEM, priorizando estudantes das escolas públicas que apontem novos perfis de profissionais da medicina, comprometidos com a medicina preventiva e humanizada. Atenta à falta de cursos de medicina públicos na região missioneira e noroeste, a carta convoca todos os setores da sociedade para apoiar a demanda histórica do curso.
Compuseram a mesa dos trabalhos o vice-prefeito municipal, Volnei Teixeira, representando o Executivo Municipal, o presidente da Comissão Especial do Legislativo, vereador Gilberto Corazza (PT), a relatora da Comissão Especial e no ato, representante do deputado estadual Eduardo Loureiro, vereadora Simone Lunkes (PDT), o vice-presidente da Comissão Especial e representante da presidência do Poder Legislativo, Vando Ribeiro (MDB), o secretário municipal de saúde, Fernando Bernardi, o coordenador regional de saúde, Rodrigo Reis, o diretor do IFFAR, Adilson Stamberg, o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, João Alfredo Braida, o diretor do Campus Cerro Largo da UFFS, Bruno Wenzel, e o prefeito de São Miguel, José Roberto, representando a Associação dos Municípios das Missões. Também estiveram presentes os vereadores João Cardoso (UNIÃO), Lucia Lima (PTB), assessoria do vereador Nerison Abreu (PRTB), lideranças da comunidade, estudantes e comunidade em geral.
FONTE: Site da Camara de Vereadores de Santo Ângelo-RS. Clique aqui.