Na segunda-feira do dia 08 de maio de 2017, o presidente do SINTRIASA, Alex Durães Barbosa participou da sessão na câmara de vereadores de Santo Ângelo no qual consegiu o espaço reservado as entidades, para manifestar sobre a preocupação da entidade sindical e pedir apoio a referida câmara de vereadores na manutenção de emprego da empresa VONPAR. Como é de conhecimento a ampresa (FEMSA) fechou o setor de produção da VONPAR ocasionando uma demissão maciva de mais de 50 funcionários.

 

 presidente  juntamante com os funcionários demitidos, participou da sessão e dialogaram sobre a manutenção de emprego na VONPAR. O presidente ressaltou sobre a importância da união das entidades sindicais com o poder legislativo e toda área do poder público.  A preocupação do sindicato, apesar de ser classista, está voltada na geração de empregos e no futuro de cada trabalhador. O presidente ressaltou ainda, que o motivo deste encerramento da linha de produção da VONPAR é fruto do capitalismo selvagem; onde as empresas, multinacionais,  não tem nenhuma responsabilidade social com o trabalhador.

 

Preocupado com a situação dos trabalhadores que estão desempregados o sindicato ingressou com uma ação coletiva na esperança de reverter a situação dos trabalhadores na empresa VONPAR e pediu aos vereadores apoio neste momento que é delicado e de caráter imediato. Caso conseguimos reverter esta situação quem ganhará será o município. Caso não consiga se reverter esta situação, o temor do presidente é de que no máximo três meses a empresa tenha um quadro inferior a 100 trabalhadores. E pelos boatos que circulam no meio dos trabalhadores e da comunidade é que a empresa venha a fechar totalmente seu centro de distribuição em Santo Ângelo.

 

O presidente também criticou alguns políticos (deputados) que se beneficiaram da trajédia dos trabalhadores despedidos da VONPAR para se promover politicamente, em entrevistas dadas nas rádios locais, alegando que estes trabalhadores já estavam com empregos garantidos em outras empresas. Segundo o presidente  não é correto apoiar o fechamento de uma empresa porque outra irá oferecer vaga de trabalho, como dizem tais políticos. "É preciso cada vez mais criar mecanismos que gerem empregos dignos". O presidente pediu apoio da câmara para juntos criarem um projeto que garanta a manutenção dos empregos da VONPAR. " Essa luta não é somente do sindicato, mas, de toda comunidade Santo-angelense em especial dessa câmara de vereadores" disse o presidente.

 

Após a explanação da preocupação da entidade os vereadores unanimamente se colocaram a disposição da entidade e prometeram levar esta situação aos orgãos públicos competentes para criar um mecanismo de proteção na manutenção dos empregos e ao não encerramento das atividades da VONPAR.  Diante da manifestação de alguns vereadores a VONPAR é um símbolo histórico da cidade que nao pode ser extinguido por um grupo estrangeiro.